GESTÃO DOS TRANSPORTES E DA ARMAZENAGEM


Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre desafios da armazenagem.

 

Um produto perecível é aquele que sofre deterioração em um curto período de tempo. A Resolução 216/04, da ANVISA, trata produtos perecíveis como alimentos “in natura”, produtos semi preparados ou produtos preparados para o consumo que, pela sua natureza ou composição, necessitam de condições especiais de temperatura para sua conservação. Tais produtos, pela sua natureza, necessitam de condições especiais de armazenamento. Sobre este assunto, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, nas assertivas a seguir.

 

I. (         ) Frutas, verduras e legumes podem sofrer deterioração em decorrência de baixas temperaturas de armazenagem. Nesta condição, há proliferação de microrganismos que provocam a decomposição destes alimentos.

II. (         ) Além da temperatura, outros fatores como umidade e ventilação podem influenciar na qualidade de produtos perecíveis armazenados.

III. (         ) Um dos sérios problemas na agroindústria, decorrentes de armazenagem em condições inadequadas é o crescimento de fungos que podem liberar micotoxinas em grãos.

IV. (         ) De acordo com a Resolução RDC nº 216/04, os armazéns de produtos perecíveis devem contar com sistema de climatização com variação no controle da temperatura, além de possuir um sistema de controle de estoque e produtos registrados e rastreáveis, com embalagens adequadas à estocagem, movimentação e transporte de produtos.

 

Após julgar as assertivas, marque a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento das lacunas:

 


V, V, F, F.


F, F, V, V.


V, V, V, V.


F, V, F, V.


F, V, V, V.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre Conceitos e características da armazenagem e estocagem.

 

A palavra armazém tem origem árabe, sendo derivada de al-mahazán, que significa sótão, entreposto, botica ou celeiro. Ou seja, a partir da etimologia da palavra temos uma noção de uma de suas funções: o acondicionamento ou guarda de materiais. Lembrando que esta não é a única função de um armazém, analise as assertivas a seguir marcando (V) para verdadeiro e (F) para falso.

 

(        ) De todas as atividades realizadas em um armazém, as únicas que são delegadas a outros setores da empresa são embalagem e expedição de produtos para o consumidor final.

(        ) Quando chegam na área de armazenagem, os produtos ou matérias-primas recebidos nas docas são sempre enviados a outro setor: o de estocagem de materiais.  

(        ) O setor de armazenagem de uma empresa realiza a identificação da localização do material no armazém, a partir de um pedido do cliente ou da demanda do setor de produção, e movimenta o item até o local de preparação para expedição ou linha de produção.

(        ) Em um armazém, as matérias-primas e/ou produtos que chegam à doca de recebimento são descarregados, conferidos, triados e encaminhados para a armazenagem.

 

Após julgar as assertivas, marque a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento das lacunas:

 


V – F – V – F.


V – F – V – V.


F – F – V – V.


F – V – F – V.


F – F – V – F.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre Conceitos e características da armazenagem e estocagem.

 

Os depósitos são locais utilizados para a estocagem de materiais. Em função das características da empresa, do tipo de atividade que ela exerce e do tipo de produto que é estocado, podem existir diferentes tipos de depósito. Sobre os depósitos próprios, marque a resposta correta:

 


Os depósitos próprios oferecem a vantagem de autonomia de gestão da armazenagem e tomada de decisões administrativas por parte da empresa detentora.


Uma das principais vantagens de se ter um depósito próprio é que a empresa não precisa perder tempo e dinheiro fazendo planejamentos e administrando a armazenagem de materiais.


Os depósitos próprios são aqueles cujas instalações, mão de obra e administração são delegados a outra empresa, para facilitar a gestão da armazenagem.


O uso de depósitos próprios pode ser uma vantagem competitiva para as empresas de qualquer ramo.


Caso a empresa produza produtos que precisam ficar em ambiente refrigerado, elas não podem possuir depósitos próprios, apenas terceirizados.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre a crise nos transportes de carga do Brasil.

 

Algumas soluções mitigadoras para os problemas enfrentados pelos transportes de cargas no Brasil residem na eficiência da armazenagem e estocagem de materiais, a partir do uso de galpões logísticos e controle de estoque. A respeito deste assunto, analise as assertivas a seguir:

 

I. A localização de um galpão logístico é um dos principais requisitos a serem observados para a sua construção, pois, para facilitar o processo de distribuição de mercadorias são construídos próximos aos principais mercados consumidores e às zonas portuárias.

II. A maioria das empresas de médio e grande porte trabalha sem estoques. Por isso, a utilização de galpões logísticos, muitas vezes, fica restrito às pequenas empresas.

III. Os galpões logísticos apresentam-se como soluções mitigadoras para o problema de escoamento de mercadorias. No entanto, é imprescindível que o Estado modifique sua lógica de investimentos em transporte, passando a priorizar mais o modal rodoviário.

 

Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):

 


I, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


II, apenas.


I, II e III.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre a crise nos transportes de carga do Brasil.

 

_____(A)_____ são estruturas que atuam como centros de distribuição, que podem contribuir na ampliação da eficiência e obter vantagens econômicas  quando o assunto é armazenagem de cargas. A palavra que preenche corretamente a lacuna (A) é:

 


Estoques.


Transportes intermodais.


Veículos de carga.


Jobbing.


Galpões logísticos.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre transporte modal e intermodal.

 

Multimodalidade e intermodalidade são termos utilizados em logística de transportes e referem-se às operações caracterizadas pela utilização associada de mais de um modal de transporte. Com relação a estas duas operações, analise as assertivas a seguir:

 

I. Embora sejam termos diferentes, modalidade e intermodalidade apresentam como única diferenciação o tipo de contrato que apresentam, em relação aos modais que serão utilizados para o transporte de cargas.

II. O Operador de Transporte Multimodal (OTM) é um profissional com registro no Ministério dos Transportes cuja atribuição principal, como o próprio nome indica, é a organização da operação logística dos transportes e a emissão do Conhecimento de Transporte Multimodal (CTM).

III. No transporte intermodal a emissão dos documentos de operação deve ser processada individualmente e, para cada mudança de carga, um novo contrato deve ser gerado.

 

Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):

 


I e III, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre transporte modal e intermodal.

 

Existe um tipo de operação de transporte que conta com o trabalho de um profissional com registro no Ministério dos Transportes, que é responsável pela carga, pelos documentos, e pelas transferências desde a origem até o final. Assinale a alternativa que apresenta o nome da referida operação:

 


Conhecimento de transporte multimodal.


Gestão de operação logística.


Multimodalidade.


Gerenciamento de transporte.


Intermodalidade.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre sistemas de transporte e logística.

 

Carla está modernizando a sua empresa, especializada em transporte de cargas, e um dos itens a ser revisto é o planejamento da coleta e entrega de produtos, de tal forma que este trabalho seja otimizado. Para isso, ela está revendo a capacidade de seus veículos, a jornada de trabalho dos motoristas, o tempo de atendimento, entre outros. O que Carla está fazendo é reorganizar a sua:

 


Rede de remessas.


Monitoração da frota.


Roteirização.


Remuneração do capital.


Lista de custos operacionais.

Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre sistemas de transporte e logística.

 

A escolha pelo tipo de rede de transporte que a empresa adotará para a entrega de seus produtos depende de vários fatores, dentre os quais, a densidade e valor da carga, distância a ser percorrida, e tamanho e urgência da demanda. Uma das redes de remessa envolve o aproveitamento do veículo de transporte de carga que, em sua rota, seja de ida ou volta, realiza a coleta de produtos de vários fornecedores e faz a entrega para vários clientes. Esta rede de remessa recebe o nome de:

 


Via centro de distribuição com cross docking.


Via centro de distribuição central.


Direta com milk run.


Interurbana com cross docking.


Sob medida.

Na logística, são importantes o fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais. O enfoque da administração de materiais mudou do tradicional “produção, estoque, venda” para o que envolve “definição de mercado, planejamento do produto, apoio logístico”.

DIAS, M. A. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009 (adaptado).

Considerando essas informações bem como os conceitos de administração de materiais, assinale a opção correta.


Na administração de materiais, inclui-se a responsabilidade pelos materiais relativos à manutenção de dispositivos e ferramentas e por aqueles diretamente vinculados a projetos


A movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra ou da empresa para seu cliente exige a coordenação entre demanda e suprimento, responsabilidade que cabe ao setor de distribuição física de materiais


A administração de materiais restringe-se a atividades de transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem e controle de estoque, ações que visam a redução dos custos operacionais da empresa


A administração de materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade deve ser realizada por um setor em que se adote uma visão diferente para os fornecedores primários, em relação à adotada nos demais setores envolvidos no processo produtivo


A movimentação de produtos acabados desde a linha de produção até o consumidor final deve ser considerada para se avaliar o transporte como eficiente, excluindo-se os casos em que o transporte de matéria-prima ocorre da fonte de suprimentos até o início dessa linha de produção

Páginas: 1234567